segunda-feira, 16 de março de 2009

Sejam bem-vindos!


Olá!Turma,


Este é o blog da disciplina.

Na semana passada fizemos uma pesquisa sobre o conceito de história, objetivo e periodização da história.

Então, faça um comentário sobre o que você pesquisou e entendeu.

No segundo momento, leia o texto abaixo e também comente.

COMO VIVIAM OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA

OS DESCOBRIDORES DO BRASIL


O espaço geográfo ocupado pelo Brasil é tão antigo quanto o ocupado por qualquer outro país. Nele ao longo de milhões de anos, se desenvolveram várias formas de vida vegetal e animal. Algumas, como os dinossauros, já nem existem mais. Em todo continente americano, condições ambientais (fauna e flora) para a sobrevivência de grupos humanos.

Os primeiros grupos humanos pré-históricos que chegaram ao nosso continente buscavam lugares onde a caça fosse farta e a coleta, abundante. Não se sabe com absoluta certeza, quando vieram e aonde eles chegaram. A explicação mais aceita diz que eles vieram andando. O homem pré-histórico, que havia atingido a Ásia, chegou ao continente americano através do estreito de Bering. Atualmente, um mar separa os dois continentes e impede a passagem por terra de um a outro.

Nos períodos de glaciação período de frio intenso, dentro de uma era do gelo, onde o mar congela e o nível do mar diminui. Dessa maneira, os bandos puderam atravessar caminhando da Ásia para a América através de uma ponte de gelo ou mesmo de terras emersas com a diminuição do volume de água. Os primeiros habitantes da América podem ter chegado também por mar, navegando de ilha em ilha com primitivas embarcações. Essa hipótese não exclui a outra o homem pode ter chegado as Américas pelas duas vias. Foram esses caçadores de tempos remotos os verdadeiros descobridores da América e do Brasil.

Como não conheciam a escrita nem mesmo sabiam que estavam entrando em terras que nunca tinham sido habitadas, não registraram o fato. Por isso não sabemos o nome deles. Nem ao menos se tinham nome.

Vestígios de fogueiras encontrados em São Raimundo Nonato, Piauí, indicam a presença humana no Brasil há 40.000 anos. Porém não se encontrou a prova definitiva: fósseis humanos com essa idade. Os fósseis encontrados só permitem atestar a presença humana em solo brasileiro entre 12.000 e 9.000 anos atrás. No Parque Nacional Capivara, Piauí, Já foram localizados 400 sítios arqueológicos. Destes, 260 com pinturas e gravuras que retratam cenas cotidianas de caçadores. Em Lagoa Santa Minas Gerais existem vestígios do homem pré-histórico brasileiro. Esse sítio Arqueológico começou a ser pesquisado por um estudioso Dinamarquês. Pedro Lund, na segunda metade do século passado. Foi ele que encontrou o 1º fóssil humano na América do Sul.


(Ferreira, José Roberto Martins, 1950. História, pág.57-60, FTD).



Obs.: Ao postar um comentário, não esqueça de se identificar, coloque NOME, SOBRENOME e TURMA.

Professora Beloneide

31 comentários:

  1. A História é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo,e a historia esta em nosso dia a dia fala mais dos seculos anteriorese e nos ajuda muito ..

    Pablo França 1ano turma H

    ResponderExcluir
  2. SIDNEI LOPES
    TURMA 1 ANO C
    O conceito da historia é estuda a vida , dos povos, a religião e o dsenvolvimento do homen,a sua cultura e religião.para podermo entender o passado.

    ResponderExcluir
  3. A história é o que significa todo da vida,pois são os fatos mais importante, que chegarão obter a ter um acontecimento da pre-historia que tira a indeologia da vida.

    Ferreira 1º ano turma C

    ResponderExcluir
  4. História é tudo que estuda os seres humanos.
    A compreenção os períodos cultura e cilivilização da historia !
    Os principais fatos são os povos e as regioes do desenvolvimento.

    Diego Ferreira 1º ano C

    ResponderExcluir
  5. A Historia é o estudo da vida, onde aprendemos sobre os nossos antepassados e os antigos costumes em que viviam.

    Diego pereira 1ano turma c

    ResponderExcluir
  6. A História estuda o desenvolvimento do ser humano no tempo. A História analisa fatos do passado para poder compreender periodo historico, cultura ou civilização.Tem como objetivo resgatar histórias antigas de povo ou religião para o entendimento do desenvolvimento.
    A Historia é dividida em dois periodos:A Pré-Historia(Antes do surgimento da escrita)e a História(Após o surgimento da escrita a.C).Para começar a estudar a Pré-História os historiadores começaram por ossos, ferramentas, vasos de cerâmica,objetos de pedra e fósseis.Materias artisticos como:arte-rupestre, esculturas, andornos.Já a História é necessario um conjunto maior de fontes para serem analisadas por um historiador. Podem ser livros, roupas, imagens, objetos materias, documentos, jornais entre outros.


    Débora Rocha 1C

    ResponderExcluir
  7. SIDNEI LOPES DE JESUS
    TURMA 1 ANO C

    NA VERDADE PEDRO AVARES CABRAL NÃO DESCOBRIU O BRASIL JA TINHAM VESTIGIOS DE HOMEM NA TERRA, A MAIS DE 40 MIL ANOS ATRAZ,CHAMADAR HOMEMS DA CAVERNAS.

    ResponderExcluir
  8. Anderson Santos De souza- 1°C

    A Historia é uma ciência queestuda o desenvolvimento do homem ao decorrer do tempo.
    pelo que eu entendi a Historia analisa os processos que homem passou desde o seu surgimento para poder entender a sua maneira de viver nos dia de hoje O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).

    Para analisar a pré-historia o homem estuda os ossos de antigos animais e dos proprios homesn que viverem antigamente assim como artes ceramicas antigas contruções textos entre outroso estudo da historia é muito importante para nós pois nós ajuda a entender nosso processo de evolução.

    ResponderExcluir
  9. Há historia fala sobre a chegada dos 1ºhumanos da pré-historia na américa em busca de um espaço para sua moradia mas ninguém ainda sab como foi o acontecido.
    Apesar de alguns vestígios encontrados ñ ouve nenhuma prova definitiva de fósseis humanos com idade de 40.000 anos....

    ResponderExcluir
  10. eu entedi comecio da historia do BRasil e primera cidade

    ResponderExcluir
  11. ANTONIO JONES 1C

    HISTORIA PRA MIM E O ESTUDO Q FACILITA OS CONHECIMENTO PASSADOS DE DECADAS ANTIGAS E COMPARA ALGUNS ACONTECIMENTO ATUAL Q O HOMEM VIVE

    ResponderExcluir
  12. Antonio alves 1.c

    Hnamidade usa a historia como forte.de ensinoe apredizado sem ela ñ entederianos a nossa propria origem assim utilizanos em tomo de o passado presente que estanos o futuro proximo etc

    ResponderExcluir
  13. A Historia é o estudo do passado
    para entender o presente.

    Avanice dos santos 1ano turma c

    ResponderExcluir
  14. FABIO NASCIMENTO SILVA

    TURMa 1º C

    O conceito da his´toria significa o estudo da vida e também o desenvolvimento de culturas e civilizações. A historia é muito importante por que nos revela fatos e acontecimentos dos povos.

    ResponderExcluir
  15. OLÁ QUERIDOS ALUNOS! nA AULA DE HOJE - 23/03/09 VCS IRÃO ESTABELECER AS SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE AS CIVILIZAÇÕES: MAIAS; ASTECAS E INCAS! ASSUNTO DA NOSSA PESQUISA FEITA NO CADERNO!!
    PROFESSORA: BELONEIDE

    ResponderExcluir
  16. ESSA ATIVIDADES DEVERÁ SER FEITA EM DUPLA!!
    Professora:Beloneide

    ResponderExcluir
  17. a historia é´muito importante para vida do homem,pois a historia é uma ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo,e é importante saber que um dos principais objetivo da historia é resgata os aspectos culturais de um determinado povo.a historia é essencial para vida!

    geisa santos borges 1h

    ResponderExcluir
  18. RESUMINDO!!!^^ °°°°°

    O Brasil é tao antigo quanto qualquer outro pais.Ha milhoes de ano se desenvolveram muitas e diferentes formas de vidas.Os primitivos chegaram ao continente americano atraves de um ice-berg formado entre a Asia eo nosso continente.
    Como eles ( primitivos) nao conheciam a escrita , eles acabaram nao registrando o fato.Em sao raimundo foram encontrados vestigios de fogueiras que indicavam presença humana no Brasil ha milhoes de anos atras. Em Piaui tembem foram encontrados pinturas e gravuras retratando o cotidiano dos caçadores..
    E sendo assim os verdadeiros descobridores da nmossa America foram os primitivos , assim relata o autor:
    Ferreira,,Jose Roberto Martins

    Diego Nascimento... 1° ano c

    ResponderExcluir
  19. otexto mostra fatos passados ocorrido a muito tempo que enteresan muitos jovens.
    que só em ler um fato como esse ficam interesados e entrão de cabeça nessa história.

    ResponderExcluir
  20. O autor do texto Os descobridores do Brasil de ferreira relata que o espaço brasileiro é muito amtigo e se desenvolveu tanto na vida vegetal quando na vida animal, tendo condições para a sobrevivencia humana.
    Os primeiros grupos pré-historico chegaram em busca de caça farta e a coleta abundante, eles vieram de duas maneiras, andando através do estreito de Bering, graas a era glacial que congelou o mar formando onte de gelo e através de primitivas embarcações.
    Eles não sabiam escrever e nem que estava em terras desconhecidas, e por isso não foi registrato o fato.
    A vestígios humano no Brasil a 40.000, na região de ,Piauí, existe um Parque Nacional Capivara,lá ja foram encontratas 400 sítios arqueológicos, 260 com pituras e gravuras que retratam cenas do cotidiano.
    ALUNA: CARLA VITORIA COSTA
    TURMA: 1 C

    ResponderExcluir
  21. Mário Sèrgio
    Turma 1º C
    Noturno

    A Pré-historia foi uma epoca muito importante para o ser humano, antigamente eles vivian ao redor de Geleiras e casas de Barros e Palhas,
    con o descobrimento do brasil foi muito importante.

    ResponderExcluir
  22. o brasil e tao antigo quanto qualquer outros pais.nele ao longo de milhoes de anos,se desenvolveram varias formas de vida vegetal e mais e animal.Algumas ,como os dinossauros,ja nem existem mais.Em todo continente americano,condicoes ambientais.

    danubia farias bastos 1c

    ResponderExcluir
  23. si hoje formos olha o mundo vemos que o espaço geografico não e o mesmo de antes as mundaças as espécies forão aos poucos desaparencedo dado espaço a novas especies o homem não e igual a o de antes as terras a escrita as gravuras linguas o continente vemos a historia em si transforma aos tempo figuras

    antonio nascimento 1C

    ResponderExcluir
  24. segundo Martins o Brasil e tao antigo quanto outro pais que a Milhoes de anos existiram varias forma de animais e vegetais e os dinossauros que nem tem mais.Em todo os continentes no meio ambiente existe founa e flora pra a

    Daisy Mota Turma c

    ResponderExcluir
  25. Eu achei muito interessante por que fala do seculo passado as coisas eram muito dificel e hoje com a evolução se tornou muito mais facil no decorer do tempo.
    o
    Ana cristina de jesus cordeiro e Adeilma oliveira militão turma 1º C

    ResponderExcluir
  26. segundo martins o brasil e tao antigo quanto outro pais que a milhoes de anos existiram varias formade animais e vegetais e os dinossauro que nem tem mais.Em todo os continete no meio ambiente existe founa e flora pra douglas ribeiro turma 1c

    ResponderExcluir
  27. eu achei muito inportante per que fala muitos dos seculos passado,fala tem sobri o ser historico como ele podenter passado de um paiz para o outro.
    resulmindo a historia é um estudo cientificom que estuda sobri nosso seculo pasado esplicando mais sobri os homens pre historico.


    robson cesar 1C

    ResponderExcluir
  28. historia nos ensina os nossos passado e o desenvovimento da civilizaçao e seus costumes e sua maneira de sobrevivencia.

    joziene 1h noturno

    ResponderExcluir
  29. a historia nos ensina os nossos passados o desenvolvimento da civilizaçao seus custumes suas maneiras de sobrevivencia as armas improvisadas e procuravam lugares fartos para sua caça.

    edson pinto 1h

    ResponderExcluir
  30. muito bom... é isso mesmo que eu estudei na quinta série... que o estreito de bering no período da glaciação ficou congelado facilitando a passagem dos seres humanos para america.

    ResponderExcluir
  31. vo manda um salve pros "mano da Xurupita"...

    eh isso mesmo que eu estudei!!!

    ResponderExcluir