Professora Beloneide
segunda-feira, 30 de março de 2009
Sistematizando o conteúdo.
Professora Beloneide
segunda-feira, 23 de março de 2009
Civilizações Maias, Astecas e Incas.
Olá! Queridos alunos!
Na aula de hoje vocês irão pesquisar sobre as Civilizações Maias, Astecas e Incas. Logo depois, construa um comentário à respeito das semelhanças e diferenças destas Civilizações.
Não esqueça que já começamos a discutir sobre isso em sala.
Essa atividade deverá ser feita em DUPLA.
Professora Beloneide
segunda-feira, 16 de março de 2009
Sejam bem-vindos!
Olá!Turma,
Este é o blog da disciplina.
Na semana passada fizemos uma pesquisa sobre o conceito de história, objetivo e periodização da história.
Então, faça um comentário sobre o que você pesquisou e entendeu.
No segundo momento, leia o texto abaixo e também comente.
OS DESCOBRIDORES DO BRASIL
O espaço geográfo ocupado pelo Brasil é tão antigo quanto o ocupado por qualquer outro país. Nele ao longo de milhões de anos, se desenvolveram várias formas de vida vegetal e animal. Algumas, como os dinossauros, já nem existem mais. Em todo continente americano, condições ambientais (fauna e flora) para a sobrevivência de grupos humanos.
Os primeiros grupos humanos pré-históricos que chegaram ao nosso continente buscavam lugares onde a caça fosse farta e a coleta, abundante. Não se sabe com absoluta certeza, quando vieram e aonde eles chegaram. A explicação mais aceita diz que eles vieram andando. O homem pré-histórico, que havia atingido a Ásia, chegou ao continente americano através do estreito de Bering. Atualmente, um mar separa os dois continentes e impede a passagem por terra de um a outro.
Nos períodos de glaciação período de frio intenso, dentro de uma era do gelo, onde o mar congela e o nível do mar diminui. Dessa maneira, os bandos puderam atravessar caminhando da Ásia para a América através de uma ponte de gelo ou mesmo de terras emersas com a diminuição do volume de água. Os primeiros habitantes da América podem ter chegado também por mar, navegando de ilha em ilha com primitivas embarcações. Essa hipótese não exclui a outra o homem pode ter chegado as Américas pelas duas vias. Foram esses caçadores de tempos remotos os verdadeiros descobridores da América e do Brasil.
Como não conheciam a escrita nem mesmo sabiam que estavam entrando em terras que nunca tinham sido habitadas, não registraram o fato. Por isso não sabemos o nome deles. Nem ao menos se tinham nome.
Vestígios de fogueiras encontrados em São Raimundo Nonato, Piauí, indicam a presença humana no Brasil há 40.000 anos. Porém não se encontrou a prova definitiva: fósseis humanos com essa idade. Os fósseis encontrados só permitem atestar a presença humana em solo brasileiro entre 12.000 e 9.000 anos atrás. No Parque Nacional Capivara, Piauí, Já foram localizados 400 sítios arqueológicos. Destes, 260 com pinturas e gravuras que retratam cenas cotidianas de caçadores. Em Lagoa Santa Minas Gerais existem vestígios do homem pré-histórico brasileiro. Esse sítio Arqueológico começou a ser pesquisado por um estudioso Dinamarquês. Pedro Lund, na segunda metade do século passado. Foi ele que encontrou o 1º fóssil humano na América do Sul.
(Ferreira, José Roberto Martins, 1950. História, pág.57-60, FTD).
Obs.: Ao postar um comentário, não esqueça de se identificar, coloque NOME, SOBRENOME e TURMA.
Professora Beloneide